Artigos Científicos

Análise Qualitativa do Interior de Imperfeições Presentes em 5 Marcas de Implantes Brasileiros por Microscopia Eletrônica de Varredura e Espectroscopia por Energia Dispersiva.

12/12/2017 |
Implante Institute

Análise Qualitativa do Interior de Imperfeições Presentes em 5 Marcas de Implantes Brasileiros por Microscopia Eletrônica de Varredura e Espectroscopia por Energia Dispersiva.

Nilton Penha

Dirk Duddeck

Sonia Groisman

Odair Dias Gonçalves

Jack Ng

RESUMO:

O titânio é um dos 10 mais comuns elementos da terra, existem diferentes pesos atômicos, isótopos estáveis e radioisótopos conhecidos, está presente em ligas comerciais e semicomerciais, sendo que o titânio puro apresenta diferentes graus de pureza. Além disso, as ligas possuem classificações que agregam outros elementos neutros e/ou estabilizadores, são submetidas a diferentes tipos de tratamento de superfícies. Na fabricação dos implantes, o processo industrial da extração da rocha até a colocação na boca pode corromper o grau de pureza. A proposta do presente estudo foi avaliar qualitativamente buracos presentes em 5 implantes dentários brasileiros. As amostras foram preparadas em resina acrílica e realizados cortes sagitais com lâmina de diamante e analisadas no Microscópio Eletrônico de Varredura TM 3030 PLUS TABLESTOP MICROSCOPE HITACHI e reanalisadas no Microscópio Fei Quanta 400. Os resultados evidenciaram que os implantes apresentaram impurezas e estas impurezas podem ser os estabilizadores ou elementos neutros presentes no titânio ou nas ligas utilizadas. Implantodontistas devem ficar alertas sobre a qualidade do implante.

Descritores: Implantes dentários • Vigilância Sanitária • Defesa do consumidor • Carga imediata em implante dentário. 

link: http://arquivos.cruzeirodosuleducacional.edu.br/principal/old/revista_odontologia/pdf/maio_agosto_2017/Odonto_02_2017_140-148%2012.pdf



VOLTAR