Análise Comparativa da Presença de Impurezas em Implantes Dentais Com Superfície Texturizada por meio de Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV)
“ANÁLISE COMPARATIVA DA PRESENÇA DE IMPUREZAS EM IMPLANTES DENTAIS COM SUPERFÍCIE TEXTURIZADA POR MEIO DE MICROSCOPIA ELETRÔNICA DE VARREDURA (MEV)”.
UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ
Iêda Roberta Cândido dos Santos de Almeida
Curitiba 2011
Monografia apresentada ao curso de Especialização em Implantes da Universidade Tuiuti do Paraná, como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Implantodontia.
Orientador: Prof. MS. Luiz Carlos Carmo Filho
RESUMO Objetivo desta analise foi observar qualitativamente a presença de impurezas e quais são os possíveis elementos contaminantes em implantes osseointegráveis por meio de Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV) e EDS. Sendo as amostras provenientes de marcas comerciais de implantes disponíveis no mercado brasileiro. As marcas que compuseram os seis grupos experimentais foram: Kopp (Grupo A); SIN (Grupo B); Signo Vinces (Grupo C); Neodent (Grupo D); Straumann (Grupo E); Titanium Fix (Grupo F). Cada implante foi avaliado em três áreas diferentes, para analise comparativa qualitativa de presença de impurezas. De acordo com o resultado foi possível concluir que os implantes do grupo D ( Neodent) e grupo E ( Straumann) foram melhores e diferentes dos demais, apresentando mais homogenidade e ausência de impurezas. Os grupos C (Signo Vinces) e F ( Titanium-fix) foram equivalentes entre si, apresentando uma certa quantidade de impurezas. O grupo B (SIN) com resutaldos diferentes apresentou um pouco mais de impurezas que os grupos anteriores. E finalmente o grupo A (Kopp), teve um resultado inferior, apresentando a maior quantidade de impurezas do estudo. Palavras chaves: Titânio, implantes dentais, superfície, contaminantes.